WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quer aprender a fazer ovos de páscoa? Super-dicas CPT! Parte 1

Hoje, você aprenderá, quais são os utensílios indispensáveis na produção de ovos de páscoa


Assim como os equipamentos, a produção de ovos de Páscoa deve ser feita com a ajuda de vários utensílios, alguns complementares, mas outros essenciais. Isso significa que sem eles, a elaboração dos produtos se torna bem mais difícil ou até mesmo comprometida. Vamos, a seguir, apresentar esses utensílios e descrever as principais características de cada um, explica o Prof. Anisio Antônio da Silva, do Curso CPT Produção de Ovos de Páscoa.


a) Espátulas: são utensílios de grande utilidade durante a elaboração de preparações. Elas podem ser de vários tipos, como as convencionais de silicone utilizadas para misturar preparações; as de lâminas largas, de aço inox, apropriadas para executar a têmpera do chocolate e raspar excessos nas formas; e as de lâmina longa, que podem ser retas ou em forma de "L", adequadas para alisar superfícies de preparações e fazer acabamentos. Na área de produção, é recomendável dispor de, pelo menos, três jogos de espátulas, cada um contendo pelo menos um exemplar de cada tipo.


b) Raspadores: esses instrumentos são semelhantes às espátulas largas, porém não possuem cabos. Na confeitaria, são adequados para raspar superfícies, visando remover eventuais restos e excessos de chocolates. Geralmente, possuem uma aresta lisa e outra repicada. Além disso, podem ser de aço inox ou acrílico.


c) Termômetro: esse instrumento é fundamental para quem irá trabalhar com chocolate, principalmente na produção de ovos de Páscoa. Isso porque o derretimento e a têmpera de cada tipo de chocolate (branco, ao leite ou meio amargo) devem ser feitos até atingir determinadas temperaturas (conforme você verá no próximo módulo deste curso). Trabalhar com temperaturas abaixo ou acima dos valores recomendados, tanto para o derretimento como para a têmpera, pode resultar em problemas durante a elaboração dos produtos.


É fundamental contar com um termômetro. Existem basicamente dois tipos de termômetros culinários: os de haste e os de infravermelho. Os termômetros de haste permitem medir a temperatura em qualquer ponto de uma preparação, seja na superfície ou em seu interior. Já os termômetros de infravermelho medem apenas a temperatura de uma superfície. Para utilizá-los, basta apontar para a superfície da qual você deseja saber a temperatura, manter a mão firme e apertar o gatilho do aparelho.


Quer aprender a fazer ovos de páscoa? Superdicas CPT! Parte 1

O objetivo do "Curso CPT Produção de Ovos de Páscoa" é exatamente este: levar até você as informações técnicas necessárias para que você possa aprender ou se qualificar na produção artesanal de produtos de chocolate. Com esse conhecimento, você poderá atuar de forma independente, produzindo ovos de Páscoa, ou oferecer seus serviços para estabelecimentos comerciais que produzem em maior escala, como chocolatarias, confeitarias e padarias.

Leia a parte 2 clicando aqui!

Conheça agora os Cursos na Área Como Fazer.
Por: Thiago de Faria

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?