WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas para o manejo nutricional para touros reprodutores

A nutrição adequada dos touros para produção de bovinos de corte é essencial para aumentar a eficiência reprodutiva do rebanho


Como muito sabemos, a alimentação pode influenciar diretamente na atividade reprodutiva dos touros. Um reprodutor com o peso ideal vai conseguir copular mais vezes e com a nutrição adequada, ele conseguirá atingir suas metas reprodutivas mais facilmente.


"Por isso, a nutrição adequada dos touros para produção de bovinos de corte é essencial para aumentar a eficiência reprodutiva do rebanho", explica Taiane Martins, professora do Curso CPT Nutrição e Alimentação de Bovinos de Corte.

Em se tratando de estratégias nutricionais, a melhor delas vai depender exclusivamente dos seus objetivos! Acompanhe as seguintes situações:


Dicas para o manejo nutricional para touros reprodutores


Se seu objetivo é venda de tourinhos ( 22 a 24 meses):

- Atingir o peso ideal é essencial para garantir sua venda!
- Por isso, aplique estratégias mais intensas de suplementação e invista na alimentação, garantindo qualidade reprodutiva!


Se seu objetivo é utilizar os touros na própria propriedade, você terá um tempo maior para que atinjam o peso adulto, por isso:

- Você pode trabalhar com estratégias menos intensas de suplementação


No dia a dia, podemos nos deparar com touros que estejam recebendo excesso de alimentação e que estejam em sobrepeso. E isso não é indicado e não deve acontecer, pois gera inúmeras consequências para os touros. O sobrepeso pode:

 - Levar ao acúmulo de gordura na região testicular, o que prejudica a qualidade espermática
 - Dificultar a monta


Essa é uma situação que deve ser evitada. Para isso, é recomendado que a condição corporal ( ECC ) dos machos seja acompanhada durante seu desenvolvimento e vida adulta, antes e depois da estação de monta. Além disso, os touros devem receber alimentação adequada e balanceada não só durante, mas também fora da estação de monta, evitando que eles percam ou ganhem muito peso.


Uma outra dica no manejo nutricional de touros é referente à estação seca. Nesse período é recomendado que se utilize suplementação que garanta a ingestão mínima de 7% de proteína bruta e promova um aumento da ingestão de matéria seca, assim como a suplementação de vitaminas A, D e E em situações de deficiência desses elementos.


Machos bovinos destinados à reprodução devem receber suplementação mineral completa, sobretudo com níveis adequados de Ca, P, Zn, Se, I, Cu e Mn durante todo o ano. Isso influenciará diretamente na produção espermática e em toda a atividade reprodutiva desses animais.


Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Camila Lopes Cafiero Pacheco.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?