Alguns atributos que contribuem para a comunicação interpessoal são simpatia, carisma, paciência, determinação e persistência.
Telemarketing é a promoção ou venda de produtos e serviços por meio do telefone. Atualmente, é um dos maiores trunfos de vários empreendedores que sabem explorar seu potencial. Isso propiciou o surgimento de uma nova profissão: o operador de telemarketing. Esse profissional pode atuar em pesquisa, promoção, consultoria, entre outros, sendo mais comum trabalhar com vendas. Há um campo enorme, aberto a todas as áreas e tipos de formação.
Em telemarketing, não são necessários teleoperadores, mas televendedores. Pessoas que, além de vender o produto ou serviço, vendem a melhor imagem da empresa. A voz do atendente é, na maioria das vezes, a única referência que o cliente tem. Se não houver empatia, a comunicação não será eficiente.
O produto pode ser bom, o preço também, porém se houver falha no atendimento, com certeza, o cliente pode não voltar a contatar a empresa. Porém, se ele se encantar, com certeza, vai propagar sua opinião.
Quem nunca passou por situações indelicadas ao telefone, que deixaram péssima impressão da pessoa ou instituição representada? É muito comum também nos irritarmos quando precisamos repetir a história várias vezes até encontrar a pessoa certa, portanto, o ideal é que a primeira pessoa que atenda o telefone esteja preparada para solucionar a questão ou encaminhar a ligação para o responsável.
Por tudo isso, é importante que o operador de telemarketing receba treinamento e informações constantes. Ele precisa ser motivado e se automotivar sempre. Foi pensando nessa necessidade que o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Capacitação de Operadores de Telemarketing. A professora Ana Paula Rodrigues Andrade, especialista em telemarketing, com mais de vinte anos de experiência, diretora comercial do CPT, ensina no mesmo as estratégias para treinar televendedores com excelência.
O curso traça o perfil do televendedor ideal e explica como alcançar excelência no atendimento. Aborda o atendimento personalizado e formas para lidar com a insatisfação do cliente. Ensina palavras e frases de efeito, procedimentos na sala de telemarketing, bem como alguns itens do código de ética.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
Cada telemarketing tem seu estilo e características, e o treinamento vai depender se é ativo, receptivo, ou ambos. O ativo ocorre quando a empresa, por meio do televendedor, toma a iniciativa de ligar para o cliente em potencial. Exige muita concentração, habilidade e treinamento.
No caso do receptivo ou passivo, como o próprio nome indica, a empresa recebe a ligação de um cliente motivado pela propaganda, isto é, disposto a comprar. A disponibilidade é maior, o espírito está aberto às argumentações e tudo concorre para o sucesso da comunicação.
Para que a comunicação seja eficiente, o televendedor precisa ser ágil no atendimento e jamais deixar o cliente esperando. Para isso, o sistema deve ser funcional e eficiente, pois o tempo é precioso e esperar irrita qualquer pessoa. Algumas características são essenciais a esse profissional. Ele pode aprender e se desenvolver muito, porém, é importante destacar que alguns têm mais talento para vender porque possuem outros atributos que contribuem para uma boa comunicação interpessoal: simpatia, carisma, paciência, perspicácia, determinação e persistência.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
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Comentários
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lucineide rodrigues
11 de fev. de 2014Adorei ler tudo isso estava mesmo precisando, sou operadora de telemarketing.
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Resposta do Portal Cursos CPT
12 de fev. de 2014Olá, Lucineide!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes que a matéria tenha lhe ajudado.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
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nely pereira da rocha oliveira
5 de mar. de 2013Olá! Boa tarde! Gostei do artigo sobre operador de telemarketing. Sempre quis fazer o curso, mas, normalmente cursos nesta área são muito caros. Qual o valor dos cursos oferecidos por vocês? Me interesso.
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Resposta do Portal Cursos CPT
5 de mar. de 2013Olá, Nely!
Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.
Nossas consultoras entrarão em contato com você.
Atenciosamente,
Natália Parzanini Brum