WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como realizar a adubação adequada para o cultivo de plantas? Parte 1

Conheça os diferentes estágios de adubação e suas práticas recomendadas


Segundo explica o Prof. Dr. Dalmo Lopes de Siqueira, do Curso Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas, a adubação é definida pela análise do solo e das folhas, e ocorre em três fases:


1) Adubação de plantio: realizada na cova, conforme demonstrado anteriormente, ou durante a preparação da área para plantio. Nesse processo, os fertilizantes e a matéria orgânica já distribuídos nos sulcos são incorporados mecanicamente.


2) Adubação de formação: inicia-se após o pegamento das mudas e estende-se até o início da produção das plantas. A duração desse período varia conforme vários fatores, como a espécie utilizada, qualidade das mudas, tratos culturais empregados e condições climáticas.


3) Adubação de produção: ocorre durante a fase de produção das plantas, garantindo a manutenção da qualidade e quantidade dos frutos.


A quantidade de adubo a ser aplicada deve suprir as necessidades da planta para o crescimento, formação e produção.

A dosagem recomendada deve ser dividida em três a quatro aplicações durante o período chuvoso. O adubo deve ser distribuído ao redor da planta, formando um círculo com raio que varia de 30 cm a 1,5 metros, dependendo da espécie e da idade da planta.

 


Existem duas fases principais de adubação: pré-plantio e manutenção.

 

A fase de pré-plantio começa após o pegamento das mudas e continua até a idade de cinco anos das plantas. As doses de adubo são determinadas pela idade das plantas e pelos teores de nutrientes revelados pela análise de solo.


Para essa etapa, podem ser empregados fertilizantes simples, formulações comerciais ou combinações de ambos. É importante notar que a aplicação de ureia em solo úmido, seguida por um período de estiagem de três ou mais dias, pode resultar em perdas de nitrogênio devido à volatilização da amônia. Além disso, a incorporação do adubo com gradagem não é recomendada quando há um excessivo corte de raízes.


A quantidade de adubo a ser aplicada visa atender às necessidades da planta para crescimento, formação e produção. É sugerido que o adubo seja distribuído ao redor da planta, formando um círculo com raio que varia de 30 cm a 1,5 metros, dependendo da espécie e da idade da planta. 


Como realizar a adubação adequada para o cultivo de plantas? Parte 1

 Leia a parte 2 clicando aqui!

 

 Leia a parte 3 clicando aqui!

 

A capacitação é fundamental para dominar todas as técnicas e segredos na criação gado de leite. 

O Curso Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas, oferece uma excelente oportunidade de aprendizado nessa área. Não deixe passar essa chance, invista em conhecimento e conquiste reconhecimento no mercado,  desenvolvendo um negócio promissor e rentável!

Conheça agora o Cursos na Área Fruticultura.

Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?